Clichê 1x03 – “Onde Second”

quinta-feira, 25 de junho de 2009







ATENÇÃO: Esse artigo é repleto de spoilers, caso ainda não tenha “assistido” o episódio e pretende fazê-lo, leia apenas a parte elogiosa do começo e pule todo o restante do texto. Pensou direitinho? Okay, então let´s GO!

 



Olá amiguinhos, depois dos últimos acontecimentos bombásticos relembrando a era Du/Carlos na comunidade de Séries, o ECL deu uma pausa para respirar e está de volta com suas famosinhas reviews que conseguem fazer pessoas elogiarem e se contradizer num curto espaço de tempo.

E como diria a turma de OUL!: OOUL...


Enquanto acompanhava o episódio, vinha à minha mente o quanto muitas séries realmente boas recebem pouca atenção do público e o quanto elas seriam de fato merecedoras de tais coisas. Séries como Mississipi, Clichê, entre outros que pouco o público conhece, deveriam estar no topo da lista de elogios verdadeiros, diferente de muitos que hoje recebem o que foi dito, muitas das vezes mais por “status” pela sua “simpatia” do que de fato talento.

Acontece que é difícil hoje dizer que
“Eu escrevo e não estou nem aí para quem lê”, pois é realmente desmotivante lançar algo e sequer ver uma viva alma em seu tópico de comentários, o que acaba por muitas vezes fazendo o autor cancelar a série sem mesmo dar um final para a mesma. E, se for para escrever para o nada, que guarde para si, mas a partir do momento em que o autor se dispõe a lançá-lo, no mínimo ele espera uma resposta, seja ela positiva, seja ela negativa.



Não estou querendo dar uma justificativa para o cancelamento precoce, pois admiro muito os corajosos que foram até o fim mesmo sem ter noção de quantas pessoas realmente leram seus episódios, no caso da primeira temporada de ‘Mississipi’
(eu sou um desses que estacionou na série, portanto serve para mim também esse puxão de orelha), cuja Lívia já prometeu uma segunda temporada, no caso de “Jovens” que só recebia meu comentário (e muitos negativos, para variar) mas teve uma temporada completa de 22 episódios, sendo cancelada com um final satisfatório, e assim torço bastante para que o Bruno seja um desses remanescentes fieis à sua obra, embora pouco visto pelo público, que Clichê continue com sua jornada até que o próprio autor ache que chegou o momento de parar, mas obviamente nos brindando com um final e tanto.

O que também não isenta alguns autores de culpa, pois o que sempre digo, um tópico na comunidade de séries não é o bastante, o Orkut e net em geral são enormes, então vamos divulgar bastante galerinha do bem!

Bom, levando em consideração minha filosofia de boteco inicial, nem preciso dizer que o episódio em questão que será vitima da minha artilharia, receberá o mais alto dos elogios, huh? Aliás, se os episódios seguintes mantiverem esse ritmo apresentado nos três primeiros, é bem capaz que minhas reviews sobre
Clichê, se tornem verdadeiros Clichês na sucessão de elogios repetitivos que estarei fazendo no decorrer das mesmas.


Falando um pouco sobre o episódio:

O episódio gira em torno de um teste encontrado no lixo do banheiro por Seth e a suposta gravidez de qualquer uma das personagens. Seth, Pierre e Charlie, partem então em busca da dona do teste, que durante o episódio, vai se eliminando as suspeitas até que a verdadeira é revelada. Paralelo a isso, temos as conseqüências dos acontecimentos do último episódio, completando com algumas satisfatórias revelações, a melhor delas, que Richard possui uma mente um tanto quanto maquiavélica, conseguindo enganar seus subordinados e principalmente o público.



Pontos Positivos:

O roteiro continua impecável, ótimos cortes de cenas e descrições, juntamente com os diálogos e ações dos personagens.

O teste de gravidez e a eliminação das suspeitas até que no final nos é revelado quem é a prenha.

As narrações em off, tanto no começo, quanto no final, principalmente neste último, narrado por Amanda enquanto vemos takes dos personagens, mostrando como a vida pode dar um giro de 360° em questões de segundos.

Planejamento. Nota-se que o autor antes de estrear, se preocupou em planejar sua obra, principalmente nas ligações diretas que um episódio tem para o outro, e revelações que poderiam muito bem passar por despercebidas se de fato ele apenas estivesse escrevendo os episódios por escrever.

Dando um exemplo mais sólido, conhecemos neste episódio um pouco mais da personalidade de Richard. Outrora o que parecia um simples plano de alguém desesperado por não fracassar, envolvendo apenas Angie, se mostra uma verdadeira tramóia que começou muito antes da peça tomar forma, lá nos testes.
Sendo mais específico, Angie não foi a única a tramar com a Richard, antes, ele combinou com Michael
(rapaz no qual ela foi flagrada beijando na boate) de ficar com ela em troca de um papel na peça, tentativa essa que ele já havia feito nos testes, mas que não havia passado devido à exigência de Angie para que Vinni ganhasse um papel, então, Michael convida o rapaz que foi alvo do escândalo envolvendo uma atriz que namorava o ator da peça, para contracenar junto. Legal, huh? Mas não acaba por aí, então no final, descobrimos que muito antes de Michael, Vinni também estava envolvido na tramóia, sendo assim ele o primeiro a participar de tudo quando se envolveu com Angie no intuito de conquistá-la, se afastar, fazer com que ela o traia, para gerar todo o escândalo e publicidade que a peça precisava. E para variar um pouco, Michael foi fotografado (por Richard, pensar que eu o achava tão inocente no começo, até senti pena) beijando Amanda, o que irá gerar assim ainda mais publicidade para a peça.


Agora pensa:

A atriz trai o namorado ator, que abandona a peça. O ator que serviu de canal para a traição, é convidado a participar da mesma e no seu primeiro dia de ensaio, é flagrado aos beijos com outra atriz da peça... Haja confusão!


Só espero que o plot não caia no exagero desnecessário, focando o que é preciso apenas, que Richard seja um personagem ambíguo, fazendo jogos precisos, mesmo que errado, mas com justificativa, afinal, agüentaria ele mais um fracasso antecipado, julgando a peça antes de assisti-la?

Para finalizar, o choro de Julie no final quando cai na realidade que matou uma pessoa, pois até então, ela agia como se nada tivesse acontecido, preocupando seus amigos, e quando finalmente dá por si que tirou a vida de alguém
(mesmo sendo marginal), ela desaba a chorar, comovendo no seu realismo.

Pontos Negativos:

Não ter enviado a série para a WBS.



Bom, vou ficando por aqui, prometo em breve estar fazendo o artigo referente ao quarto episódio que já foi ao ar, até lá, recomendo que leiam e prestigiem Clichê, embora ainda no terceiro episódio, é uma série que merece atenção, se continuará muito boa? Só o tempo, dedicação e planejamento do autor dirá, mas em tempos de muito cancelamento precoce, três episódios excelentes é uma vitória e tanto.


Obs: Em breve será postado aqui no blog e na comunidade, a história da Comunidade de Séries, desde o seu nascimento, até o dia de hoje, para mostrar as pessoas que chegam hoje, que a luta não foi fácil, e aos remanescentes daquela época, um pouco de saudosismo.
Obs2: Gostaria de receber uma crítica sincera sobre seu piloto? Mande um e-mail para thiago_gao@yahoo.com.br não prometo fazer de imediato, mas prometo fazê-lo.
Obs3: Quer alguma informação referente a sua série publicada no blog? Manda um e-mail para o mesmo e-mail informado acima, tudo será juntado para a exibição do “rápidas e diretas” ou até mesmo paralelo a isso.

Abraço a todos.




5 comentários:

Anônimo disse...

Puxassaco do amiguinho.

Thiago Monteiro disse...

Aham, e olha que nunca teclei com o Bruno, imagina se fossemos realmente amigos? Bom, exemplos a seguir tem aos montes, certo?

Haja infantilidade e covardia para postar no anônimo ou camuflar o nome verdadeiro =}

Bruno Marinho disse...

Realmente. Nós nunca conversamos por MSN ou tivemos qualquer conversa longa no orkut. Sempre coisa de um post aqui, um post de resposta.

E, Thiago, eu prometo que Clichê não foi abandonada. Episódios tão demorando um pouco porque passei por semana de provas na faculdade e durante essa semana eu tava envolvido num projeto (que acaba hoje, aliás).

E sobra a foto flagrando Amanda e Michael, já no episódio 4 você saberá quem tirou a foto.

Obrigado por prestigiar a série.

Janaína V.F. disse...

Simplesmente as pessoas não aceitam quando suas séries recebem criticias ruins e as de outras pessoas não.

Que pena... pra quem recebe a criticia ruim! Hehehe


Parabéns Bruno, eu sim sou sua amiga e puxo MUUUUUUUUUUUUITO seu saco, e por um motivo bem simples: VOCÊ É MERECEDOR!

Uma das pessoas mais inteligente que conheci, que com certeza vai se dar bem em tudo em que "se meter"! Hehehe

Beijos meguxoooooooo do meu colaxaum!!!!!!!

Thiago disse...

KKKKKKKK ADORO INVEJA E FALTA DE TALENTO. Droga prometir nao falar do pessoal da Beta :/ .... Bruno não abandone mesmo, vou começar a acompanhar \oo

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010