Entrevista com Santiago Albuquerque

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Entrevistador: Junior Maia

Entrevistado: Santiago Albuquerque

Parte I


Junior: Hoje estamos no Em Câmera Lenta, o maior e melhor blog, sobre o mundo virtual para entrevistar um novo autor que esta despontando por aqui. Santiago Albuquerque. Está sendo divulgada sua primeira série chamada Altos & Baixos. Boa tarde, Santiago. Do que se trata Altos & Baixos?

Santiago: Boa tarde a todos. Altos & Baixos trata-se a respeito da sociedade. Do ser humano como um todo. Seus altos e baixos. Histórias como vingança, preconceito, família, sexo serão abordados com muita maturidade.

Junior: A série é um drama adolescente?

Santiago: Não. Não trata-se de um drama teen (adolescente), mas o público desse tipo de série também vai se identificar. Temos muito atores e atrizes jovens que protagonizarão muitas cenas que os adolescentes costumam enfrentar. Como procura pelo primeiro emprego, relacionamentos amorosos, drogas, enfim... muitas estórias.

Junior: Foi feita uma pesquisa com o piloto da série. Quem leu, achou a série muito parecida com uma novela. Você acha que isso pode prejudicar o texto?

Santiago: Olha, realmente em muitos pontos a série parece uma novela. Mas, não há um manual de como escrever uma série. Temos liberdade criativa. Acho que pela história se passar no Brasil já surgiu essa comparação. Na verdade o público de séries virtuais está acostumados com as séries que se passam nos Estados Unidos e mediações ou em alguma cidade fictícia também nos EUA. Temos de quebrar barreiras. Quebrar essas “regras”.

Pretendo valorizar o que o Brasil tem. A série se passa no Rio de Janeiro. Não pretendo abordar a violência no estado, porque quem vem ler uma série virtual, vem a procura de uma “válvula de escape” e não de um telejornal.

A série como já disse tem suas aparências com novelas, não nego. Mas, no decorrer do tempo ela se mostrará diferente e única. Altos & Baixos vem também com um propósito de mudar a cara das séries virtuais. Tanto esteticamente quanto textualmente. Muita gente acha que é pretensão ou arrogância minha, mas não. Sou sincero e humilde e trago essa humildade no texto. A humildade foi quem levou Jesus Cristo a quem ele é hoje.

Junior: Fiquei sabendo que houveram mudanças na sinopse da série. Porque?

Santiago: Sim. Fiz algumas modificações na sinopse. A sinopse da série já tem tudo que vai acontecer com cada personagem ao longo da temporada pra que eu não me perca na hora de escrever. As modificações foram eliminação de dois personagens e inclusão de um outro.

Junior: Pode nos dizer o que mudou?

Santiago: Sim. Dois personagens que iriam morrer foram deletados. Eles estariam em Nova Iorque durante os atentados de 11 de setembro. A história na sinopse original iniciaria em 2001. Com a mudança, começará em 2005.

O personagem que foi incluído foi Nivo. Um cara misterioso que surge na cidade e que diz ter feito contato com seres alienígenas.

Junior: A série tem alguma influência literária, televisa ou cinematográfica?

Santiago: Tem sim. Algumas. Até o Colunista Misterioso do Orkut serviu de influência para a série. [risos] Agora como? Só lendo pra descobrir.

Junior: [risos] Bem. Voltamos em breve com a segunda e última parte da entrevista. Até mais.


Comunidade da série no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46796674

0 comentários:

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010