Star Of Fame 1x01 - Pilot

sexta-feira, 23 de julho de 2010


Antes de tudo, lá vai aquele aviso básico:

1 – Contém spoilers, não quer saber de nada? Pule para o “vou ficando por aqui”.
2 – A crítica jamais visa derrubar o autor, por pior que ela pareça ser. Prefiro ser sincero e apontar com clareza no que o autor está errando, do que enganar o pobre coitado com lambidas disfarçadas de críticas.  

Pois é, criei certa expectativa com a exibição do piloto de Star Of Fame, mas infelizmente o que vi, mais pareceu um trailer do que um episódio em si.
Não existe regra quanto ao tamanho do episódio, porém é inegável que ele precisa ter um começo, meio e fim, e não pode simplesmente começar e terminar em TRÊS CENAS!
A impressão que ficou é que, não ficou. Você não conhece os personagens, muito menos te dá empatia para torcer pela protagonista para vencer o tal concurso.

O que me deixa chateado quando leio uma estréia assim, é que hoje em dia com tantas dicas que damos (especialmente aqui no ECL) para se tornar um bom autor, as pessoas ainda insistem em não ler, ou, aceitar o que os mais experientes têm a passar. Pareço uma vitrola quebrada, mas toda vez eu preciso falar do roteiro, dos atores escolhidos, erros de português (que não aconteceu em Star Of Fame, graças a Deus), tema batido, diálogos horríveis, tamanho dos episódios e etc, etc e etc!

Turminha que está começando, vamos deixar a preguiça de lado, vamos ler atentamente as dicas que sempre damos e principalmente, vamos ter humildade para aceitá-las, afinal, você está começando, não pode já querer chegar chegando! Todos nós aprendemos a melhorar aceitando as dicas dos mais experientes, do contrário, você nunca sairá do lugar, entrando para time daqueles que lançam séries, cancelam, lançam outra, cancelam, lançam mais uma, cancelam! Sem falar também da importância de você ler pelo menos uma temporada completa de uma série, para pegar influência na hora de montar seu episódio. 


A trama de Star Of Fame é simples, não tem segredo, na sinopse você saca o que virá pela frente. Mas não é por causa disso que tudo precisa ser no vapt vupt. Uma melhor apresentação dos personagens poderia muito bem ter dado vida ao piloto, que simplesmente começou com a protagonista assistindo seu ator preferido lançar um concurso na televisão, depois ela com meio diálogo no colégio com outros dois personagens e por fim, recebendo a notícia do vencedor (a) que irá passar as férias inteiras com o ator sensação dos corações teens.

O que poderia ter feito para enriquecer o piloto? Incluído mais personagens, intercalado cenas dela e do ator fora das câmeras – seria ótimo se no camarim sua máscara caísse e ele se mostrasse estúpido e totalmente contra essa idéia de passar as férias com algum fã. Seria clichê, eu sei, mas daria vida e nos faria torcer para que Kate quebrasse a cara nesse sentido, ao endeusar o rapaz.

Já comentado tudo o que aconteceu no mini dos mini’s piloto, vamos ao nosso famoso PP e PN que hoje muda de nome, mas talvez volte nas próximas edições.

O QUE EU GOSTEI:

- O diálogo inicial entre o pai e a filha foi muito bom, trabalhando um pouco mais, é possível que me ganhe aí, coisa que eu preso bastante em qualquer seriado.
- Sem erros de português, parabéns!

O QUE EU NÃO GOSTEI:

- O tempo extremamente curto do episódio, o que jogando no Word não dá sequer 5 páginas.
Piloto é especialmente apresentação dos personagens, mas não de forma literal, eles precisam mostrar algo pra gente, não simplesmente aparecer em cena e fim de papo.

- A forma como foi roteirizado, não é de todo ruim, mas muito melhor do que “Após as palavras do homem, entrou um garoto, aparentemente com uns 19 anos” fica “Após as palavras do homem ENTRA um garoto”... Presente, as coisas estão acontecendo. Aquele momento é o que o espectador em frente à televisão está vendo, não que viu, não um livro que o autor narra o que aconteceu, mas sim o que está acontecendo naquele exato momento. ... Mas tirando esse detalhe, temos um roteiro até que bem escrito.

- Claro que Kate precisava ganhar o concurso, do contrário não teríamos série. Mas precisava mesmo ser através de uma frase tão fraca? Sem falar que, ela foi escrever faltando 10 minutos para a divulgação do resultado. Okay, não é um sorteio certo? Sendo assim, seria preciso pessoas para avaliar os milhares de cadastros feitos para escolher a melhor frase. Então me pergunto, seria possível ser feito em apenas 10 minutos? E o mundo adolescente é tão cretino que ninguém foi capaz de superar uma frase pra lá de fraca e manjada como a da Kate?  No mínimo o concurso desse porte (afinal, passar as férias inteiras com um astro) duraria um mês para valer a inscrição, mais um mês para ser avaliado, dentre vários outros fatores.
Oh yes, sou detalhista mesmo, felizmente ou infelizmente.

O QUE PODE SER MELHORADO:

- Obviamente o tamanho. Que no próximo episódio e eventuais pilotos que o autor for escrever, fique atento a não começar e terminar em três cenas.
Eu sigo uma regrinha existente desde o tempo da Tvsn, não é obrigatório, mas serve como auxilio para a duração:
30 minutos de episódio – 12 a 15 mil caracteres sem espaço
1h: 22 a 25 mil caracteres sem espaço.

Não precisa ser exatamente a mesma coisa, mas alcançando os 12 mil, já deixa o episódio com um tamanho considerável. Mas claro que também fique atento ao começo, meio e fim, e especialmente aos plots que serão apresentados.

- Aquele detalhe do roteiro que citei acima. Mais riqueza também, como na página colocar uma foto de cada personagem para nos familiarizarmos com seus rostos, incluindo créditos finais.

Espero sinceramente que o autor não venha desistir do projeto, uma por não ter dado público, pois é mega normal essa escassez de público que estamos vivendo hoje, portanto escreva para você e para mim, que sempre leio e comento (hahaha). Outra pela crítica, que pode parecer pesada, mas seu intuito é para o seu crescimento, pois se eu não me importasse com nada, sequer daria o trabalho de escrever, e sinceramente, não existe coisa pior de que ver “autores” escrevendo o que vem à cabeça sem ao menos alguém para lhe dar uma dica do quão constrangedor ele está sendo. Se mostre um autor sério que dará continuidade ao seu projeto não importando a enxurrada de críticas que virá pela frente ou a escassez de comentários dos tempos atuais.
Pois sinceramente, cansei de ler pilotos que morrem nos pilotos.

Vou ficando por aqui. Um grande abraço e até a nossa próxima aventura! 

0 comentários:

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010