A Síndrome do Comentário Não Sincero (Por Thiago Monteiro)

terça-feira, 30 de junho de 2009


(Há uma grande margem de diferença em ser simpático e ser puxassaco)




Antes de tudo, este artigo não se refere à falta de senso crítico ou ao fanatismo desenfreado, muito menos ao comentário sincero de fato, mesmo que seja da opinião contrária de outra pessoa ou de muitas pessoas. Se repararmos existe inúmeros casos de episódios horríveis que recebem elogios, simplesmente pela pessoa ser fã da série há muito tempo e interiormente não conseguir enxergar que sua querida série já deu o que tinha que dar. Obviamente esses casos são mais específicos em se tratando de séries reais, já que se conta nos dedos séries virtuais que existem há muito tempo e mesmo as mais vovós, acredito eu não existir fanatismo em torno das mesmas.


Melhor dizendo, o texto não se refere ao leitor, mas sim o autor/leitor.

É de uma praga que vai além da falta de senso crítico ou fanatismo que estou querendo falar hoje, algo denominado de “Comentário Não Sincero” ou melhor classificando “Encontro de Comadres”.


Bom, alguns que estão lendo agora, devem imaginar exatamente de quem eu possa estar falando, mas se engana que essa maldição que é de praxe no meio virtual começou agora, não não, começou há muito tempo (okay, não tão tempo assim, tendo em vista que a comunidade de séries existe há 2 anos e alguns quebrados) quando muitos que estão lendo hoje, sequer imaginavam um dia fazer parte da turma de autores e leitores de seriados virtuais.

Começou em 2007, quando um membro em questão que há um bom tempo não faz mais parte do nosso meio, insistia em dizer que não recebia atenção devida, que era preciso abraçar uma certa causa de camaradagem entre os autores, como se fosse obrigatório por ser autor, ler uma série que não lhe agradava. Pois bem, ela abria tópicos, reclamava juntamente com outro personagem que até hoje tem um enorme complexo de inferioridade e não parava de enfatizar que as séries teens ofuscavam seu sucesso (sério, o coitado não percebia que o ofuscava era a falta de talento, não as séries adolescentes) e resolveu sozinha criar o seu sucesso. O que ela fez?

Todo novato que surgia, era a primeira a aparecer no tópico, adicioná-lo e comentar seu primeiro episódio. Sério, eu devo ter lido em uns 10 comentários diferentes, o seguinte bordão:

“Sua série é ótima, original, diferente de muitas que vemos por aí”

Ou seja, toda série nova, era original e diferente de muitas que vemos por aí, e sem brincadeira, ela era capaz de até elogiar Gambers por conta da camaradagem. E o que passou a acontecer devido a isso? Obviamente deu resultado, sua série passou a ser uma das mais comentadas no Orkut, porém não era a que mais fazia sucesso, existia série com menos comentários que era mais badalada, mas isso seria devido a que especificamente, huh?

Com o passar do tempo, essa doença passou a ser bastante freqüente, então em vários tópicos víamos elogios desenfreados (mesmo a sinopse ou o piloto em si ser a coisa mais terrível já elaborada/escrita) em busca de receber a mesma coisa em troca. E realmente era um bom planejamento para quem se desesperava em receber atenção, que achava que escrever era apenas receber elogios mesmo que mentirosos, valendo apenas o status de mais comentado, mas no final de tudo, o que se via era algo que não passava de risível e vergonhoso.

Houve um momento em que isso deu uma pausa na comunidade e ficamos um tempo com pouca camaradagem, mas infelizmente como toda praga que se preze, voltou e com mais furor.


Vimos então o novo estágio da camaradagem, onde autores amigos elogiavam tudo que o outro escrevia e eram superestimados por isso, chegando ao cúmulo de dizer que determinada comédia sem graça não devia em nada para as famosas televisivas.



- EFEITOS COLATERAIS DE UM COMENTÁRIO NÃO SINCERO –




ENCONTRO DE COMADRES: Como já disse outrora, um comentário não-sincero nunca anda sozinho, é como uma bola de neve que cresce a partir do momento em que dois escritores se tornam “amigos”. Nisso, forma-se uma “família”, única, unida, que enche a boca para falar dessa tal lealdade, capaz de jogar confetes para qualquer coisa que o outro escrever, mas o final disso tudo é pura falsidade em busca de interesses. Percebe-se isso em contradições de tópicos, onde pessoas elogiam sinopses mesmo essas sendo repetitivas a outras que criticaram, ou já declarar que recomenda algo que ainda nem faz idéia do que seja. Ou também colocar num top 3 melhores séries, série do seu amigo que não tem sequer 2 episódios e nem idéia se ela cairia ou não de produção. Ou um caso mais famosinho do pseudo sincero que elogiava todas as séries que recebia elogio, mas ao deixar de escrever a série, abandonou a comunidade e TODAS as séries que outrora vivia dizendo que eram perfeitas.


ACOMODAÇÃO: Escritor que recebe comentário não-sincero tende a estacionar no tempo. Ao invés dele progredir e evoluir com as críticas, ao receber apenas elogios dos amigos o camarada não consegue se esforçar para fazer sempre algo melhor. Ou seja, pra que eu vou me esforçar, se eu sei que todos os meus amigos falarão que está perfeito sempre? Esse tipo de pessoa gosta tanto da vida cômoda que leva, que prefere estar sempre perto de quem seguramente sabe exatamente o que irá escrever em seu episódio lançado, se acovardando e achando-se perdido num ambiente não propicio a isso.


AUTORES SUPERESTIMADOS: Um dos principais sintomas do comentário não-sincero é o nariz em pé. Pessoas que chegaram ontem, se achando capaz de governar algo que nem tem idéia da grandeza que seja. Autores que não escrevem bem, badalados por seus pseudo sucessos, cercados de prepotências e de opiniões duvidosas, mas dificilmente repreendidos por estarem cercados de comadres, na maioria das vezes sendo a "simpatia" em pessoa.


Então meus queridos 2 leitores, como disse lá em cima, esse texto nunca visará ridicularizar a falta de senso crítico, muito menos a pessoa que comenta pouco ou diz apenas as palavras que gostou, mais especificamente o leitor apenas, mas sim, o que se mostra declaradamente um encontro de amiguinhos, pois como eu já disse, isso impede o crescimento do escritor, colocando-o numa situação tão confiante que pode ser prejudicial quando finalmente se deparar com algo que requer jogo de cintura e aceitação à criticas verdadeiramente pesadas.

Pensam que eu gosto de receber críticas negativas? Não gosto, ninguém gosta, mas é um fato que devemos estar preparados sempre, afinal, um erro apontado com sabedoria, pode e muito nos ajudar a melhorar, e mesmo que você chegue a uma situação em que recebe mais elogios do que críticas (mas dessa vez sinceros) você continuará a se esforçar para crescer, justamente para não desapontar essas pessoas exigentes, beneficio esse, trazido unicamente a você.

Portanto autores da nova fase da comunidade de séries, novos autores que estão chegando, vamos fazer de tudo para que ao comentar, sejamos sinceros, seja no elogio, seja na critica, se gostou, declare realmente, mas se teve ponto que não gostou, não deixe de falar, pois apenas isso ajudará a série que você gosta a crescer. E pode sim existir amizade verdadeira entre autores, o que não quer dizer que o precisa iludir, mesmo que não seja público, dê a opinião sincera para ele. Pode crer que isso será de um valor enorme futuramente.


Até a próxima.



 
Em câmera lenta | by TNB ©2010