O DESGASTADO MUNDO DAS SÉRIES VIRTUAIS (Por Thiago Monteiro)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009




Okay, algumas pessoas ao ler esse texto, acharão que estou escrevendo isso por causa da rebelião das comadres e pelo fato da comunidade oficial de séries estar parada. Eu particularmente acho que a comunidade está melhor assim, não sinto a mínima falta dos que saíram e se debandaram para outra comunidade, nunca os considerei coisa no mínimo boa e continuo sem considerar. Sem falar que as novidades são as mesmas, o futuro entre 9 de 10 séries que são lançadas, é fadado ao cancelamento sem ao menos ter 10 episódios exibidos, fato que é lei.


Conversando com a Jana no MSN, ela havia me perguntado quando iria exibir um episódio inédito de Descobrindo. Respondi que era para ter sido exibido dois sábados antes, mas tentaria lançar no próximo. Disse também que estava desanimado e achando que esse negócio de seriado virtual já tinha dado o que tinha que dar.

Perguntou-me então: - Vai largar?

Respondi: - Não, preciso terminar o que comecei. Não adianta falar mal dos outros e agir da mesma forma. Mas não sei se continuo com isso (autor de seriado virtual) após o término da série.

Essa conversa expressa diretamente o que estou sentindo não de hoje. Antes, o que era atraso por diversos motivos tais como: Falta de tempo extremamente escasso, ou falta de plots satisfatórios vindo de uma pessoa 100% exigente como eu, infelizmente se tornou atraso por falta de vontade realmente de escrever, e olha, mantendo uma audiência ainda satisfatória.


O respeito aos fãs remanescentes de Descobrindo é o que ainda me motiva a escrever, mas quando penso na satisfação que dava há 2 anos, sinto um enorme vazio aqui dentro e uma vontade de voltar atrás, onde escrever uma série virtual era um enorme prazer, mas que infelizmente hoje deu lugar ao comodismo e obrigatoriedade. 


A verdade é que hoje, comparado com antigamente, quando começamos, tudo anda muito banal. São coisas sem nexo sendo valorizadas, são pessoas que não sabem o real significado de ser autor de seriado virtual atacando até de crítico, tentando ensinar pessoas a escrever, se auto valorizando em posts que eu me sentiria constrangido em fazer (Por isso procuro nem falar da minha série quando estou escrevendo, ou fazendo algum top alguma coisa boa, creio que é bom senso acima de qualquer coisa) e sinceramente, queimando o filme desse nosso mundo.


Hoje em dia, qualquer um pode se considerar autor, basta apenas entrar na comunidade, ler um episódio de qualquer série e logo começar a cadastrar o seu elenco para fazer o seu próprio seriado virtual. E frisando nisso, alguém consegue me responder qual a última série a conquistar leitores que não sejam autores? Hoje em dia 98% dos seriados virtuais são movidos a, autores lendo e comentando séries de outros autores, e só. Pouco se vê uma pessoa que nunca tinha ouvido falar do gênero, entrando numa comunidade, começando a ler e comentar a série, sem intenção de em seguida se tornar autor e obviamente visando receber em troca. Mas claro, nada contra se tornar depois, mas bemmm depois, quando ao ler um seriado e se tornar fã, já está familiarizado com o meio, ajudando a não cometer erros grotescos que muitos novatos cometem.


Hoje em dia, o que mais se vê é plágio em cima de plágio, principalmente em idéias. São coisas desde: Lançamento de série virtual (Sério, eu duvido que no Orkut – frisa Orkut – essa turminha do barulho que hoje se consideram autores, teriam suas “obras publicadas” se não fosse por nós, os pioneiros, que demos as caras para bater, servindo de experiência e dando início a tudo que hoje está aí, tudo mesmo, nada seria igual hoje, se não fosse por nós, fato sem contestação) forma de responder um comentário (Eu comecei em 2007 com o copiar a parte em que vai responder o comentário e colar no tópico de respostas, que 90% da massa, principalmente os que não gostam de mim, utilizam)... Postagens em lugares diferentes (Antes a postagem era apenas em tópicos de comunidades, foi um colocar num site – multiply – que logo apareceram as postagens em blogs, novos sites e etc)... Idéias para a melhoria da comunidade (Tudo que nós criamos, foi plagiado descaradamente pelas pessoas que saíram daqui)... Campanhas na descrição da comunidade como “Comente quem faz por você ou saia da comunidade”, a forma de escrever uma crítica no blog (Gente, até os meus PP e PN estão sendo copiados agora, ganhando o troféu cara de pau) E sério, até mesmo a página de um episódio. Esses dias vasculhando, sem nada para fazer, me deparei com a página de um epi igualzinho a minha, coisas como: Logotipo com a mesma descrição “clique no logo para ver a abertura”, os atores convidados embaixo e título do episódio abaixo dos atores idêntico. Até mesmo um logotipo especial diferente, quando o episódio não possui abertura fizeram (Depois ainda conseguem falar mal de mim, ai deles se eu não existisse, huh?).


Nada disso seria ruim se fosse apenas inspiração, afinal, uma pessoa precisa primeiro criar para influenciar sadiamente os outros, não tenho nada contra isso, tendo em vista que muitas idéias são melhoradas quando mais cabeças pensam, eu mesmo me considero um influenciado. O ruim é copiar idéias de pessoas que você não gosta e agir de um jeito soberbo, não lembrando que jamais você teria chegado aonde chegou (se é que chegou a algum lugar), se o copiado não tivesse feito primeiro, sendo assim, o seu odiado é seu padrinho e fim de papo.


Hoje em dia, quando paro para pensar em nosso mundo, sinto falta de antigamente. Falta de quando era apenas eu e meus leitores e pouco participava da comunidade de séries. Sinto falta até mesmo de uma época pós isso quando me tornei mais participativo aqui, existiam certos barracos, onde era fato que exageros aconteciam, mas a comunidade era cheia de autores realmente, embora chatos, alguns que eu não me dava bem, eram pessoas que sabiam escrever, debater e tudo mais (Obviamente não estou me referindo a turma da rebelião, não comecem a se sentir).


Sinto falta desses debates, de um tempo onde tudo era levado mais a sério e chega momentos que até o Carlos faz falta, embora fez o que fez, foi quem criou a comunidade, e em certos momentos, sabia promover discussões onde todos participavam, uma pena ele se achar um próprio personagem de série sem personalidade própria, pois poderia até hoje continuar sendo o dono da comu.


O desgastado mundo das séries virtuais, não se refere a comunidade estar parada hoje, mas sim o que aconteceu em volta e que hoje acontece ao seu derredor. Quando penso nisso e lembro que existe ‘autores’ do tipo que citei espalhados lá em cima, me fazem desanimar deste meio, pensando, seria um dia capaz de algum autor consagrado de cinema e televisão olhar tudo que acontece em volta e não rir? Fico triste em saber que neste meio, pouco senso crítico existe e a camaradagem fala mais alto.


Não queremos que o mundo das séries virtuais se torne apenas um passatempo de adolescentes que, enquanto estão no colegial (até o 2º ano, o 3º o bicho já ta pegando) conseguem se movimentar, mas depois, obrigatoriamente deixam esse meio para fazer faculdade, trabalhar, deixando aqui para ser renovado por mais adolescentes que surgem e logicamente farão a mesma coisa quando chegar à fase adulta. Queremos que os mesmos adolescentes, mesmo atarefados ao chegar a vida adulta, continuem firmes nessa proposta, mantendo esse mundo que um dia eles fizeram parte aceso, lembrando de várias obras que conseguiram concluir e rindo ao mesmo tempo de sua imaturidade antiga.


Não quero ser o único adulto sobrevivente disso, não digo que serei, por diversas vezes passa pela minha cabeça que, ao terminar Descobrindo na próxima e provavelmente última temporada, com o fim da série, também marca o meu encerramento no mundo das séries virtuais, coisa que já estava em meu pensamento desde o ano passado. Não quero pensar em concretizar esse pensamento, não quero que me motivem a isso, quero sim, ano que vem, estar tão empolgado com nosso meio, que ler esse texto, vai servir de inspiração para nunca parar. Quero que todos os participantes da comunidade oficial de séries e que levam escrever à sério por puro talento, daqui 10 anos, continuem comigo e por mais 10, 10, 10 e por aí vai.


Como um dos pioneiros que levou as séries virtuais para o Orkut, fazendo que elas fossem conhecidas, também quero ser um dos pioneiros a levar isso para um patamar mais alto, não apenas futuramente um mero saudosista.









E quero ter fé que não farei isso sozinho. Há esperanças? Com certeza! O que fazer então? Fecharmos nossos olhos para tudo que banaliza este meio, a meninice, criancice, pessoas que nos envergonham quando pensamos em série virtual, e visarmos uma renovação, reinvenção. Não é uma tarefa fácil e por isso somente os autores de verdades conseguirão fazer. Não pessoas que enquanto não tem absolutamente nada para fazer, sem amigos e tudo mais, a comunidade e os membros servem para confraternizar, conversar, desabafar, mas à partir do momento em que solta as asinhas, some e nem um scrap importante é capaz de responder.

E você, é um desses guerreiros? Há esperanças para o mundo virtual? O que acha que deve ser feito para o nosso crescimento?


Vou ficando por aqui. Se você, membro da comunidade de séries e queira opinar sobre o artigo, sinta-se a vontade para fazê-lo no tópico do ECL. Os comentários do blog foram desativados porque tem gente que se acha importante por demais para fazermos um artigo direcionado somente a ele (Coitado). Não duvido nada que logo apareceria aqui para reclamar do seu mundinho cruel, quando na verdade deveria reavaliar seus textos e idéias.


Abraço a todos.




 
Em câmera lenta | by TNB ©2010