Top Five Piores e Melhores Pilotos que eu já Li - Parte 2

domingo, 7 de junho de 2009




E chegamos a parte mais gostosa, porém mais difícil do top 5. Sim, citar o que é ruim é muito fácil, até porque são poucos os que acertam logo de primeira, agora ganhar um espectador/leitor logo de cara, isso é virtude de poucos, ainda mais quando quem está acompanhando é um chato e exigente como eu.

Tomei a liberdade de nesse top 5 citar uma série que não faça parte do nosso ciclo, mas pelo fato da mesma nem existir mais, obviamente não haverá problemas em citá-la, até porque seria impossível fazer essa lista, sem colocá-la entre os 5 e logo vocês saberão o porquê dela ter me ganhado tanto.












5 – The Group.

The Group nunca foi um primor de série. No auge da pouca exigência, sua primeira temporada, muito parecida com Dawson’s Creek, se sobressai perfeitamente, e soma também com o momento em que tudo está começando, então era normal ainda não ter de fato a experiência necessária para fazer uma série muito boa, mas claro que tinha seus bons momentos e confesso que sinto muita falta dos episódios lançados todos os sábados e ler os comentários do público, mesmo que fosse para criticar junto com o Luciel no MSN os plots que o autor colocava.

Infelizmente a série em sua segunda temporada decaiu bastante, a inspiração em seriados televisivos deu lugar para as novelas globais, fazendo o autor se preocupar mais em dar uma de Maneco lançando inúmeros temas polêmicos, do que nos fazer envolver na trama dos personagens. O público aos poucos foi abandonado o seriado, até que por falta do mesmo, em 2007 The One
(autor) resolveu dar uma pausa em The Group, coisa que dura até hoje. Não se sabe ao certo seu paradeiro, já que ele desapareceu e acredito eu, que mesmo com falta de público, ele não abandonaria assim seu primeiro filho, no qual lhe dera muita felicidade antes. Por se tratar de um pseudônimo, a pessoa pode até não estar entre nós hoje e ninguém ficar sabendo, mas logicamente, eu torço para que isso não seja verdade e que um dia ele apareça e termine a pioneira das séries virtuais no Orkut.

Por que o piloto de The Group entra em 5° lugar na minha lista? Quando lancei Descobrindo, no dia 12 de junho de 2006
(êeeee 3 anos \o) eu não sabia da existência de séries virtuais e lancei-a na cara e na coragem. Vasculhando o Orkut, encontrei a comunidade de The Group e logo tratei de ler o primeiro episódio. Por ser a primeira série virtual que eu li, achei aquilo fantástico, a forma em quadrinhos como era feita, a trilha sonora inserida, os atores, e principalmente a simpatia do autor que mesmo sem eu pedir, relacionou as nossas comunidades, dando assim início a tudo que Descobrindo foi, já que dali migraram algumas pessoas que também liam The Group.
Então vai para ti
The Group, o 5° lugar do meu top 5.



4 – Distorcer.

Numa época em que os seriados virtuais já haviam se popularizado, era incrível o surgimento semanal de séries novatas, porém 90% delas eram terríveis, exatamente pelo embalo que eu disse na parte 1 do top. Conversando com a Janaína por MSN, ela havia me recomendado o piloto de Distorcer, dizendo que era surpreendentemente bom, surpreendentemente justamente pelo tanto de coisas ruins que saíam naquela época. Tempos depois resolvi dar uma conferida e para minha surpresa, o piloto realmente era surpreendentemente bom, mas bom mesmo.


Uma coisa que eu preso muito são os diálogos de uma série, o autor precisa prestar bastante atenção no que está escrevendo. Muita coisa para nós, após a leitura de uns, se torna bastante banal, por isso eu sempre procuro interpretar o que estou escrevendo, imaginando de fato a fala do personagem. Claro também que o cuidado deve ser maior, pelo simples fato de o pensar em falar e vê-lo falar numa televisão de verdade, é muito diferente de uma simples leitura, por isso, eu abuso do delete, reescrevendo um zilhão de vezes vários diálogos de meus episódios. Mas enfim, o primeiro episódio de Distorcer, para uma pessoa que estava começando, possui diálogos ótimos , ótimas descrições de cenas e um fechamento satisfatório do mesmo, nos apresentando um piloto redondo, envolvente, não se preocupando apenas em apresentar os personagens, mas criando um plot muito bom. Seu final, onde o personagem acorda no meio do nada, nos deixa ansiosos para saber o que o levou a estar naquele lugar.





Então é para o piloto de Distorcer, o 4° lugar do meu Top 5.


3 – Sides.

Quando o piloto de Sides foi lançado, eu a Jana não tínhamos a amizade que temos hoje, na época ela era apenas uma leitora de Descobrindo, que me pediu auxilio lendo o piloto de uma série virtual que pretendia lançar. No final da 2ª Temporada de Descobrindo, inúmeras séries teens saiam na comunidade de séries, 99% sem conteúdo e com clássico elenco formado por Chad Murray e Cia ilimitada. Por não conhecer a Janaína direito, não dava absolutamente nada para seu piloto, pensando justamente que veria o mais mais, do mesmo. E não é que como Distorcer, seu piloto me surpreendeu por ser muito bom? Sua simplicidade, a forma como os personagens foram apresentados, principalmente minha queridinha Samantha, as narrações em off da Brenda, me fizeram ler o episódio e nem perceber o tempo passar. E numa época de seca de coisas boas, foi muito gratificante acompanhar uma série que como poucas, dura até hoje.

E não preciso nem dizer que digo isso de coração, independente da autora ser minha amiga pessoal, huh? Pois como poucos, ela sabe muito bem o como sou crítico para essas coisas e jamais diria ser bom, se não fosse.


E é para ti, piloto de
Sides, o 3° Lugar do meu Top 5.



2 – Dia a Dia.

Olha, acho que apenas o Leonardo, Lívia Petrelli e Luciel hoje se lembram dessa série. Ela foi a terceira série virtual que saiu no Orkut. Também se tratava de uma série teen e confesso que gostava bastante, embora coisas clássicas aconteciam, a série era de uma simplicidade encantadora. Um ponto muito forte eram seus diálogos e descrições de cenas que confesso que mesmo com uma temporada praticamente terminada de Descobrindo, o autor “Destination” descrevia cenas e diálogos muito melhor que eu, o que foi de grande ajuda para no meu desenvolvimento como autor também. Seu piloto nos apresenta Marcus que se muda com a mãe para uma cidade interiorana após o divórcio de seus pais. Sua mãe, sofrendo por alcoolismo e ele sofrendo por deixar sua namorada, tentam se adaptar nos primeiros e conturbados dias no local. Teve de tudo, perda de virgindade, novas amizades, festa, briga e foi realmente algo gostoso de ler.

Infelizmente em seu 13° episódio, sem nenhuma explicação o autor resolveu cancelar a série, excluindo sua comunidade e seu perfil. E não podia de forma alguma reclamar de falta de audiência, pois naquela época, 2 comentários era sinônimo de sucesso e claro, umas 5 , 6 pessoas, incluindo eu, comentávamos os episódios de Dia a Dia. Não sei o que o levou a fazer isso, mas é uma série que até hoje sinto falta de acompanhar.


E é para ti,
Dia a Dia, a medalha de prata do meu Top 5.



1 – Lost in Time.


Criado por Kamila Vitorino (Story of a Girl, Pieces of Heaven) inicialmente para ser uma minissérie na mid-season de sua emissora, esse foi o único piloto, creio que até episódio em qualquer momento da temporada, que me fez chorar. Sério, até aquele dia, jamais havia me sentido tão deprê após terminar de ler algo, como foi piloto de Lost In Time. Foi tão envolvente que a dor, a angustia, o medo, o desanimo que fez a personagem se suicidar pareceu transparecer tudinho em mim, fazendo diversas vezes parar de ler para limpar o óculos que estava embaçado devido as lágrimas que escorriam e ficar um bom tempo pensando naquilo.

Contando um pouco sobre, a série era um drama clássico, 4 ou 5 amigas de infância que perderam contato na vida adulta, se reencontram na cidade natal por causa do falecimento de uma delas devido ao suicídio citado acima. Durante o percurso das personagens até chegar a cidade, vemos inúmeros flashbacks da infância das mesmas, mostrando como elas eram unidas e como a vida foi traiçoeira, fazendo-as de grandes amigas, apenas meras conhecidas.

Eu geralmente não me comovo com suicídio, a pessoa se mata porque quer. A vida é o dom mais precioso que Deus nos deu e por mais triste que estejamos, é injusto, cruel, tirá-la dessa forma quando tantas pessoas passam por coisas piores, quando tantas pessoas partem sem escolha. Mas não sei, o drama da personagem me deixou pra baixo, pois no flashback, ela era a garotinha que mais sonhava, que mais tinha planos de ser alguém, mas terminou como a única que após a formatura, permaneceu na cidade, não saindo do lugar. E triste também foi a forma como ela se matou, se jogando de cima do prédio do colégio.

Bom, não é fácil explicar a única reação desse tipo que uma série virtual causou em mim, claro que matar alguém é a forma mais fácil de comover em episódios, mas eu já vi isso em outras séries virtuais e nenhuma conseguiu superar o que senti. Infelizmente a série só ficou nesse piloto, me deixando apenas na vontade e imaginação em saber como aquele fato uniria novamente aquelas amigas.

E é para ti,
Lost in Time, com um grande saudosismo, que te entrego a medalha de Ouro do meu Top 5.


Lembrando que pode realmente já ter tido pilotos superiores, mas o que vale de fato é a forma como eles nos ganham, portanto, esses 5 ficam na minha memória sempre que penso em pilotos bons, pois todos, em seu momento, conseguiu arrancar uma reação diferente em mim. Quem sabe essa lista aumente, mude, daqui um tempo? Pois não custa sonhar que coisas desses tipos ainda podem sair, não falo por ser um primor, mas por conseguir ser especial, seja na simplicidade, ou qualquer outra coisa, o importante é arrancar uma sensação em quem está lendo, jamais conseguida antes.


Até a próxima.

3 comentários:

Leonardo disse...

Parabéns pela matéria, Thiago. Bem interessante.

Foi bom 'relembrar' as pioneiras do orkut... E o piloto de Lost in Time também se encontra entre os melhores episódios que já li. Reforço sua torcida para um possível retorno... :D

Bela iniciativa... Sucesso com o blog.

Thiago Monteiro disse...

Fala Leonardo!!

Muito obrigado pelo elogio, e realmente vale muito relembrar as séries que abriram caminho para as inúmeras existentes hoje.

Estamos preparando várias matérias saudosista sobre esse tempo, fique sempre atendo ao blog.

Abraço. =]

Unknown disse...

Bom, passando aqui pra deixar meu apoio ao blog, esta realmente uma "delicia" aqui rsrs.

Thiago fazendo um trabalho mto legal, bem feito como sempre fez.

Curti reelembrar The Group, Dia a Dia e Sides ( q um dia volto...rsrs)


Absss
Pode contar com minha presença sempre q possivel

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010