
Acho interessante republicar essa entrevista que fiz já há algum tempo com Leonardo de Moura.
"Quando descobri as Séries Virtuais no Orkut, não imaginava encontrar além de ótimas séries pessoas maravilhosas. Quis me ingressar com um projeto nesse meio, mas precisava contar com a colaboração ou dividir uma série com alguém que se interessasse. Passei por Kamila Vitorino, Fernanda Garcia e Leonardo Di Moura (foto) (além de outros, e alguns monarcas da TVSN)! Leo, O criador de Ties Of Friendship, e Hollywood Boulevard conta os prós e contras no mundo das séries virtuais.
Confira!
1. Como foi feito o convite para participar de alguma série virtual? / Como foi o processo da sua ingressada ao mundo das Séries Virtuais?
Eu ingressei nesse mundo, de uma maneira inusitada. Só ano passado, 2006, que pude descobrir as séries virtuais. Fiquei sabendo de séries que até então eram bem comentadas no orkut. Logo depois descobri uma emissora virtual, e vi que eu não era o único maluco, que criava histórias, escalava elenco e tudo mais. (risos).
2. Como você costuma fazer os episódios, de uma só vez ou aos poucos?
Procuro escrever de uma só vez, mas sempre tenho que mudar algo aqui, algo ali, já que primeiro escrevo a mão e na hora de passar para o computador, sempre entra umas coisinhas a mais.
3. Se pintar algo real na sua vida, como um trabalho de roteirista, você pretende continuar no mundo das Séries Virtuais ou se aventurar somente nesse possível trabalho?
Primeiramente eu procuraria terminar meu projetos virtuais em andamento, e se eu continuaria depois disso? (risos) Seria quase impossível sobrar um tempinho livre. Seria ótimo, mas acho que meu cérebro não agüentaria, além do mais, ser roteirista profissional acho que merece toda prioridade.
4. Parece que Hollywood Boulevard está concorrendo com Ties Of Friendship no Escrita de Ouro com mais pontos. O que dizer sobre isso, lembrando que TOF tem mais comentários do que HB?
Eu acho muito cedo para tocarmos nesse assunto, até porque ainda não saiu a lista oficial dos indicados, mas ficarei feliz se elas estiverem na briga por um prêmio.
5. Entre suas duas criações, qual a sua favorita: Ties Of Friendship ou Hollywood Boulevard?
(risos) "Oh my god"... Vai soar como clichê, mas confesso que não há uma favorita. Ties of Friendship é minha queridinha, não só por ser um de meus primeiros roteiros, mas também por toda uma história durante horas e horas escrevendo-a. Já Hollywood Boulevard, vem me conquistando a cada momento, com seus personagens, seu elenco, seu drama, seu glamour, e por aí vai. É uma pergunta muito difícil.
6. Hollywood Boulevard, Ties Of Friendship. Em ambas as séries, existe um personagem principal masculino.
Em Story Of A Girl e Pieces Of Heaven, existe uma personagem principal feminina. Acha que isso não tem nada haver e depende da estória ou tem sua preferência nas tramas, por personagens centrais masculinos. Sinceramente, acho esse fato não interfere em nada. Até discordo com você em relação à Hollywood Boulevard, que considero uma série onde não há um personagem principal, temos ao menos cinco principais.
7. Como é a experiência de escrever uma série que conta os bastidores de Hollywood. E como faz pra ser genuíno nas temáticas americanizadas?
É complicado e ao mesmo tempo prazeroso. Complicado porque nem todos gostam de séries americanas, imagine uma série virtual, que aborda o cotidiano em Hollywood. Foi na verdade um desafio criar e escrever essa série. Você citou um fato importante, que são as temáticas americanizadas. No início, Hollywood Boulevard seria uma midseason, mas percebendo a aceitação por parte do público, procurei, em cima da hora, acertar a entrada de uma segunda roteirista, Samantha Almeida, fantástica. E assim alongar o roteiro, fazendo 22 episódios. Com a entrada da Sammy, o desenrolar de novos episódios aconteceu de uma forma incrível, tudo que é abordado na trama, de fato acontece. E a série é sim americanizada ao extremo.
8. Fale um pouco dos seus próximos projetos.
Tenho dois "futuros" projetos em mente. Posso dizer que um deles vem sendo elaborado cuidadosamente, trata-se de uma sci-fi, que abordará um dos maiores mistérios do planeta. E o outro, não atingirá ao público que costuma ler as séries espalhadas por aí, por se tratar de um spin-off de uma série já cancelada, assim atraindo seu próprio público.
9. Qual seu seriado (de TV) favorito? E a série virtual?
São tantos, mas citarei um deles: LOST. Com relação a séries virtuais, diria que não há uma favorita ainda, existem ótimos "novos" projetos, que podem se tornar o primeiro de minha lista.
10. Sintetize Hollywood Boulevard em 1 palavra.
Original
11. E Ties Of Friendship.
Orgulho
12. Na sua opinião, qual é a "série-sensação" do momento?
No momento não vejo uma nova série que seja sensação, temos bons roteiros, mais para se tornar sensação é preciso muito.
13. Quando procura elenco para representar seus personagens, qual sua preferência: desconhecidos ou conhecidos?
Desconhecidos e que não estejam atuando em outra série virtual, mas nem sempre isso é respeitado.
14. Qual as vantagens e desvantagens de se ter uma série virtual?
Vantagens: você poder publicar suas idéias e dividi-las com o público e assim mostrar um pouco do seu lado artístico.
Desvantagens: Nem sempre essa interação acontece, muitos lêem e não deixam um "oi" sequer. É lamentável.
15. Quais são as pessoas que estão constantemente em seu contato para fins das séries virtuais?
Além da minha roteirista favorita (Srta. Samantha Almeida), tenho que agradecer ao Igor (The Collapse), Lívia (Secret Of Life) e a Fernanda (The Collapse), que estão sempre dando força, e apoiando meus trabalhos.
16. Você pesquisa bastante para escrever estórias desconhecidas nas suas séries?
Sim, costumo ler muito. Em Ties Of Friendship, por exemplo, li um ótimo livro que tratava do envolvimento pessoal dos Agentes do Governo com os suspeitos. Formidável.
17. As chances de ganhar em alguma, ou ao menos uma categoria no Escrita de Ouro, é dobrada no seu caso, certo? O que espera da premiação?
Por eu ter duas séries, não quer dizer que serei indicado ou premiado. Temos ótimas séries virtuais por aqui, e a cada dia chega mais uma. Será uma disputa e tanto.
18. Atualmente, qual a série nova que parece ser a mais promissora, na sua opinião?
The Collapse, por se tratar de um tema bem curioso. (risos) O Lost das séries virtuais. Sem contar as pesquisas feitas pela produção, que dão origem aos ótimos diálogos da série.
19. Qual sua ocupação, e onde mora?
Estudo publicidade, trabalho com fotografia e sou carioca graças a Deus. (risos)
20. Acha que alguma série esteja evoluindo?
The Collapse e Venus são algumas que posso citar. Acredito que sejam as "novas séries" que farão sucesso daqui pra frente.
21. O que pensa à respeito da TVSN?
Apenas respeito.
22. O que pode nos adiantar (spoilers) sobre a Season Finale e a 2ª temporada de Ties Of Friendship?
O episódio final foi super produzido, e tem tudo para surpreender o público. Aos que ainda não tiveram oportunidade de conhecer: ainda há tempo. E sobre a segunda temporada, o que eu posso dizer é que já está confirmada, e estamos acertando com alguns nomes.
23. Qual o melhor meio dos trabalhos (séries virtuais) terem seu merecido reconhecimento?
Vocês que estão dando o primeiro passo, escrevam algo inovador, que não seja apenas mais uma série virtual. Trate bem seus leitores, porque sem eles você não será nada. Não desista se pegarem pesado nas críticas, tudo isso faz parte. Sempre aparecerá um invejoso querendo ibope, ignore-o e dê continuidade a sua série, que é o mais importante. Nunca mude por causa das pessoas."
Notas: Hollywood Boulevad encontra-se atualmente em sua Season Finale. E Ties Of Friendship já iniciou sua fantástica segunda temporada. Ties Of Friendship: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23450557 Hollywood Boulevard: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27428729
0 comentários:
Postar um comentário