NÃO SEJA ZÉ! Parte 2

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Olá amiguinhos do meu coração puro e bondoso! Como prometido, cá estou de volta para mais uma edição da série de artigos “Não seja ZÉ!




Hoje iremos falar de algo que me incomoda e acredito que incomoda também muitos autores que possuem no mínimo senso crítico (okay, tiro a parte do “muitos” pois se muitos tivessem esse tal senso crítico, essa matéria não teria motivo de existência).

Do que estou me referindo? Obviamente da escolha de elenco. Mas antes de me aprofundar no assunto e me chamem de sujo falando do mal lavado, hipócrita e etc etc etc, preciso contar-lhes um pouquinho da minha historinha como autor de seriado virtual.
Pois sim, eu sou da opinião de que, se você quer bancar o crítico, primeiro dê exemplo, não adianta nada criticar roteiro, ação, episódio e o escambau, se você mesmo é total no sense. Mas me refiro a autores que bancam críticos, não os críticos que não escrevem mas bancam críticos, aí tudo bem, né... Conseguem me entender? Sem mais...
Pequena parte da História de Thiago Monteiro:

Era uma vez, numa pequena cidade do interior, um jovem aspirante a diretor e roteirista, corria no parque Airton Senna quando uma luz paira sobre...
(HAHAHA que sem graça esse cara: Três palminhas clap clap clap e uma vainha huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuh)

Vamos a parte séria da coisa:

Quando comecei neste mundo de séries virtuais, lá por maio ou junho de 2006, as séries virtuais
(pelo menos no Orkut) não eram populares e um trilhão de pessoas sequer sabiam de sua existência, principalmente esse que vos escreve. Quando lancei o primeiro episódio de DESCOBRINDO, ainda era total amador no assunto e minha idéia sempre fora lançar um seriado nos moldes americanos, mas totalmente abrasileirado, sendo assim, lancei com o terrível titulo de “Descobrindo”, uma série que se passa numa cidadezinha chamada “Bom Destino” (argh!).

Nunca em momento algum eu imaginei qualquer pessoa comentando a série, apesar de divulgá-la Orkut a fora e como total amador nesse sentido
(sim, eu acreditava que era o primeiro a lançar essa novidade de seriado escrito em toda a net em geral) sequer imaginava que era necessário a escolha de um elenco para a série e principalmente que o melhor molde a escrevê-la para que parecesse mais real, seria 100% americanizado.

Okay, então, sem referencia nenhuma para pegar influencia, lancei 2 episódios, até encontrar do nada, a primeira série lançada no Orkut, intitulada de
THE GROUP (R.I.P) e lá possuía a formação de elenco, mas em formato de quadrinhos (Quem viu, viu, quem não viu não verá nunca mais, já que o geocities cancelou todas as páginas existentes e o autor provavelmente descansa no além D.E.P), porém era uma mega bagunça entre elenco brasileiro com elenco americano + série se passando em solos brasileiros, mas ainda assim, acredito que como o autor também deveria ser como eu, total inexperiente na coisa e sem influencias, tenha feito o que fez e tarde seria para mudar.

Então, com a parceria entre as duas comunidades, pessoas que também liam
THE GROUP, passaram a ler DESCOBRINDO e entre elas, um rapaz chamado LUCIEL, antigo nesse assunto em seriados virtuais, desde a OSMTV e a TVSN onde batia carteirinha nesses sites. Ele me ajudou explicando como funcionava as coisas nesse meio e me apresentou o site da TVSN, onde pude ler alguns seriados e me influenciar no formato melhorzinho de roteiro, já que até o 4º episódio, na época os episódios eram escritos daquela forma sem vergonha da primeira parte do artigo, claro que nem existe mais esses episódios escritos de forma sem vergonha :P.

Mas ainda assim, eu era um pouco cabeça dura e não queria a formação de elenco para a série, deixando para que os próprios leitores imaginassem quem seria quem. Acontece que não foi apenas um que começou a pedir isso, e sim quase todos que acompanhavam
DESCOBRINDO, então, numa conversa com minha ex-co-autora Raquel e Luciel, resolvemos atender ao pedido dos leitores e buscar um elenco para a série.

Acontece que Descobrindo já estava bastante avançadinha em matéria de episódios e já possuía um número significativo de leitores que comentavam e todos já estavam acostumados com os nomes dos personagens, cidade e tudo, então uma mudança drástica em relação a isso, mudaria totalmente a caracterização da série e na minha visão, seria um total desrespeito com os leitores já fies que batiam carteirinha todo dia na comunidade
(bons tempos esse, bons tempos).

Mas tinha um porém também, que elenco formar? Uma que, 90% de quem já lia, já tinha em mente como seria seu personagem, outra que, escolher elenco brasileiro seria totalmente fora de cogitação, já que comparações com derivados do gênero
(Malhação – argh!- ) seria totalmente inevitável com um elenco tupiniquim.

Resolvemos então que elenco seria americano, mesmo fugindo totalmente do nexo, pois a série se passaria no Brasil, e o elenco seria 100% estrangeiro. Então foi bastante inevitável essa mistura, uma vez que a série já estava avançada e seria impossível mudar os nomes dos personagens, nome da cidade, entre outras características.

Acontece que o publico
(a quem interessaria) não fez rejeição ao elenco que somente foi apresentado no episódio 1x18 (para vocês terem uma idéia de como já estava realmente avançada a coisa e não tinha mesmo como reescrever tudo) e a série seguiu, mesmo que diferente, do jeito que se encontra até hoje.

Porém, todavia, todo caso, lembrem-se, foi em 2006 e realmente não era popular esse mundo de seriados virtuais, pelo menos no Orkut
(mas também vamos combinar, ORKUT hoje é o centro de tudo, mesmo as que já existiam fora, graças as séries orkutianas também passaram a ser mais conhecidas) pouquíssimas pessoas sabiam a respeito, nem a comunidade de séries existia, então mais do que normal na falta de experiência, cair nesse tipo de erro.

Mas e hoje? Ah, desde 2007 não há desculpas para tal, se hoje, ou 2007 quando esse meio explodiu e já existiam inúmeros modelos a serem seguidos, obviamente que tudo em
DESCOBRINDO seria diferente, elenco americano + série totalmente passada nesse território e se um dia eu for escrever outra série (se) claro que farei totalmente nos conformes que manda o bom senso da coisa.

Bom, após essa introdução mega pequeninha sobre minha história, vamos ao que realmente interessa e descer a lenha na fogueira.

Antes de tudo, essa crítica apenas serve para quem leva escrever série virtual não como uma grande brincadeira, mas sim como algo que está sendo transmitido de verdade, então nisso que poderemos ver a falta de nexo de alguns autores. Se você acha ridículo imaginar que tudo é tão sério a ponto de estar sendo transmitido, então nem se dê o trabalho de continuar lendo, ou na verdade leia para depois pensar
(Nossa, como esse Thiago é chato, meu Deus do céu, já não tem mais lugar no meu bonequinho de vodu para colocar uma agulha nele).

1 – Mistura entre nacionalidade de elenco.




Sério, mesmo depois de a coisa ter se tornado popular, ainda hoje vejo uma mistura cretina de elenco. Não, não é aquela participação especial de ator brasileiro como Rodrigo Santoro ou Alice Braga que é normal em solos americanos. Mas sim mistura literal, entre elenco braseiro, elenco americano e até mesmo elenco mexicano entra no meio, numa total bagunça. E nem faço idéia de qual seja a nacionalidade da série.

Veja bem, meu estilo se hoje fosse começar a escrever
DESCOBRINDO, seria 100% americanizado, mas não condeno quem prefira escrever sua série com outra nacionalidade, contanto que faça isso sem bagunças. Tipo, se a série é brasileira, nada mais do que normal colocar um elenco nesse sentido, e se quiser colocar uma participação especial de alguém que fale outra língua, tudo bem, apenas não aja como se todos tivessem a mesma nacionalidade, pois isso é medonho.

Engana-se quem pensa que hoje já não existe esse tipo de coisa, pois existe e aos montes, e tem até entre “autores” que se acham reis da cocada preta, entre eles, uma que teve a cara de pau de colocar até FALCÃO
(sim, aquele que se acha cantor) como participação especial (HAHAHAHA). Mas como canso de dizer que não considero muita gente como autor, apenas uma linha restrita de pouquíssimas pessoas, essa critica nem visa atacá-los, mas sim para que autores novatos da nossa querida comunidade e autores que já estejam na casa e pretendem escrever novos seriados não dêem uma de ZÉ! como esses adoram dar.

Então fica assim, nacionalidade única entre elenco e seriados. Claro que não vamos discutir sobre Canadenses, Ingleses e Americanos, pois a mistura disso não tem problema nenhum, mas sim coisas que envolvem misturas drásticas como Brasil e EUA, México e etc.




2 – Idade do elenco VS idade dos personagens.




Nessa parte pouca gente se importa, há os que podem dizer que os próprios americanos fazem isso, colocam um ator de quase 30 anos interpretando um adolescente de 16. Mas vamos com calma, né? Tudo bem você querer pegar um ator que você goste tanto para ser protagonista da sua série, mesmo ele já sendo meio vovô para o personagem, a gente até engole a coisa, só não vamos extrapolar e formar um elenco inteiro disso.

E outro exemplo, Chad Murray, famoso entre as séries virtuais de antigamente, o rapaz já não fez uns 10 personagens adolescentes em seriados televisivos? O que te faz pensar que ele aceitaria hoje novamente fazer o papel de um adolescente, mesmo que seja para ser protagonista?
(Pior que tem gente coloca o coitado mesmo limitado como ator, como personagem secundário dos secundários).
É aí que entra a parte do bom senso, se nossa série está sendo realmente transmitida, então fica difícil imaginar atores que uma vez já fizeram anos e anos papéis de adolescentes, repetindo esse papel num roteiro que no mínimo seja razoável. Vale também para atores como Ben Mackenzie, Autumn Reeser, Adam Brody e cia ilimitada, todos esses não dá mais para imaginar aceitando fazer papel de adolescente de 17 anos em seriados, já foi a época, deixa pra lá.

Um exemplo de bom senso foi a Gaia de Better Life após uma conversa franca comigo sobre seu elenco ser demasiadamente velho para o papel de vários personagens e pior, velhos e famosos demais para fazer série adolescente. Ela aceitou a crítica e como a série há pouco tempo existia, fez uma boa mudança entre atores, mantendo um ou outro que fora impossível mudar.

Portanto queridos novos autores, vamos ficar atentos a escolha de seu personagem, pois sei que o TEEN não vai acabar nunca e por muitos autores também estarem na fase adolescente, fica obvio escrever série que envolve esse tema, então, olhos atentos na escalação do elenco, e caso tenha dúvidas, procure pessoas na comunidade que possam ajudar.



3 – Elenco bastante famosinho em roteiros visivelmente fraquinhos.


Lembra do que eu disse do fato de levarmos tudo bem á sério como se tudo estivesse sendo transmitido de fato? Pois bem, alguém e sã consciência consegue imaginar uma série nos dias de hoje formada por um elenco 100% estrela que cobra 10 milhões de cachê só para fazer um filme mediano? Que produtora ou canal teria cacique suficiente para bancar essas estrelas, ainda mais na crise de audiência que rondam os canais americanos?

Eu tenho a maior vergonha alheia quando vejo numa única série virtual um elenco formado por
(ex): Nicole Kidman, Tom Cruise, Hugh Jackman, Brad Pitt entre inúmeros atores que muito provavelmente por estarem com a carreira estabelecida no cinema, não aceitariam fazer um seriado, principalmente se o roteiro beirar o risível e cópia mal feita.

Tá, um ou outro tudo bem, apesar de ainda assim muito famoso é extremamente estranho, mas, se quiser pegar para fazer uma participação especial, ou até mesmo dar um papel fixo para 1 apenas, ta certo, faça até aprender. Porém, todavia, todo caso, fique atento à lógica, o ator famosão jamais aceitaria fazer um papel no qual outro que nem é famoso ofusque sua participação.

E vamos ficar atentos também para não formar um elenco clichê de atores que acabaram de aparecer em séries televisivas e estão famosos com isso, assim também atores adolescentes desses filmes pop’s como Crepúsculo.

Escolher um elenco ralando na procura é muito melhor, pelo menos para um leitor exigente, isso conta bastante, pode ter certeza.


Bom meus queridos 5 leitores, aqui vou ficando, semana que vem apareço com mais pautas discutíveis como saber escrever um português que se não é 100% correto, pelo menos não caia nos tristes erros que muita gente comete. E falaremos também sobre o tamanho certo dos episódios.

Um grande abraço a todos e já sabem, se querem comentar, o tópico do ECL está aberto para fazê-lo, pois como de praxe os comentários do blog estão restritos para que nenhuma comadre ofendida apareça chorando e nos chamando de falidos.
(uhul, nunca iria pensar que agradeceria por estarmos falidos! \o/)

Até a próxima!

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010