Retrospectiva 2009

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010






Olá meus queridos 300 mil leitores
Como prometido, farei um levantamento dos principais fatos que ocorreram em 2009 em nossa comunidade, o que logicamente se torna um só, já que o ano passado teria passado em branco se não fosse a famosa “Rebelião das Comadres”, que culminou na criação de uma comunidade fake destinada à seriados virtuais.

Sendo assim, irei dar apenas pequenas pinceladas explicando de fato o que aconteceu, pois muitos ouvem a mesma ladainha do tipo:“A comunidade se dividiu porque os moderadores eram tiranos e mal educados...” Primeiro de tudo, a comunidade nunca se dividiu, ela continua a mesma, a saída e criação de uma idêntica, apenas com um 
“B” para diferenciar (“B” esse, que creio eu, seu significado simbolizará o que sempre eles são), não implica no reconhecimento da mesma, sendo assim, a comunidade ainda é a única destinada a seriados virtuais, o resto é fake.

Mas qual o problema em se ter mais de uma comunidade do tipo? Não existem inúmeras comunidades sobre fanfic’s, novelas virtuais, séries televisivas? Obviamente que sim, e não existiria problema nenhum se os criadores (se é que se pode chamar de criação, uma comunidade renomeada e com mais de 600 membros) viessem conversar expondo a vontade de ter mais um meio de propaganda para a expansão dos seriados virtuais. Mas acontece que não foi isso que aconteceu, e em outras comunidades destinadas a séries reais, fanfics, ou novelas mexicanas, não existe um banco de atores cadastrados para as séries que são escritas, tampouco precisam aprender muita coisa, como ainda é preciso em nosso meio. Sendo assim, mais comunidades com bancos particulares, torna-se tudo uma grande bagunça, como tem acontecido.

Segundo, falar de tirania é fácil, quando se entra na comunidade e em menos de seis meses de casa, cria casos e acasos que culminam numa rebelião, mas poucos viveram épocas em que tópicos eram apagados sem explicações, regras eram impostas sem o consentimento dos membros, e brincadeiras eram feitas para a criação de barracos. Acontece que os que viveram isso, não se acovardaram ou buscaram outro meio de divulgação, de jeito nenhum, esses brigaram pela melhoria da comunidade, sem medo algum do dono, e quando um lado está errado, deve-se sim brigar por seu direito. Mas isso foi caso de gente que ajudou a comunidade crescer e tinha todo direito de correr atrás de melhorias, não por pessoas que 
1 -> Caíram de pára-quedas no meio 2 -> Acham que tudo não passa de uma grande brincadeira, fazendo irmandades em forma de interesse, escrevendo os mais diversos xérox, e nunca contribuíram para o crescimento da SV, muito pelo contrário, apenas promoviam a vergonha alheia. 

E aqui na comunidade nós sempre tivemos :

1 – Liberdade de criação de tópicos para divulgações de séries (dentro das regras do banco de atores).
2 – Liberdade de criações de revistas, blogs (Azar de quem fugiu das regras, afinal, qual é a parte justa de você fazer um banco de atores e privar a comunidade de séries que não fazem parte do banco, mas com um blog dentro da comunidade fazendo o favor de divulgar tais séries? ) E falando nisso, até pedido de um blog que falasse de seriados televisivos foi atendido (que sumiu, já que o dono migrou de comunidade e nem teve consideração de avisar, e isso porque a moderação é tirana e grossa, né não?).
3 – Liberdade de criação de Jogos úteis e mesmo com algumas tentativas inúteis o membro nunca era proibido de fazê-lo.
4 – Liberdade de criação de premiações que nunca deram certo, a última, causando várias polemicas.
5 – Liberdade de criação daquela série de entrevistas que depois do terceiro entrevistado ficou chato pra caramba...
6 – Liberdade de adição de atores no banco, como fazia a comadre Mor, que todo dia adicionava e excluía inúmeros atores sem saber o que significa a palavra “Decisão” afinal, quem contrata milhares de atores e os manda embora sem ao menos estrear? Hahaha²

E sobre a famosa falta de educação, eu admito que nunca fui a calmaria em pessoa, e fui direto inúmeras vezes que tive que ser, principalmente quando invadem o tópico da minha emissora pra falar um monte de besteira sobre mim, posso ser moderador, mas isso não me coloca no patamar de alguém que possa levar desaforos de membros sem falar um “A”, pois não criei a comunidade ou caí nesse meio de pára-quedas como muitos, antes eu também fui um membro e sei o que deve ser dito na hora em que tem que dizer. Mas com os ditos afetadinhos, não me lembro de ter sido grosso com nenhum publicamente, a não ser uma briga que tive por e-mail com uma pessoa (que explicarei mais para frente)... E muito pelo contrário, já vi membros do clã sendo... Como no caso do fake do mentiroso da premiação (detalhes mais a frente também) que teve o tópico invadido por uma comadre que se viu indignada com o plágio de um livro, mesmo o autor fake deixando claro que se tratava de uma obra baseada/inspirada no tal livro, ora, ou o dito cujo era louco e não sabia que obras inspiradas/baseadas usam de personagens e situações parecidas com as de um livro, ou então os autores de 
“Gossip Girl, The Vampire Diaries, A Walk To Remember, Vip...” são um bando de plagiadores (hahaha). Acontece que a contradição era tanta, que o membro em questão após receber severas críticas por ter invadido o tópico, aparece em outro tópico do miguinho, elogiando a série que nem havia estreado ainda, série essa, que também seria baseada num livro (!).
E isso porque a moderação era absurdamente grossa. Fala o que bem entender num tópico que não é seu, mas não pode ser contestado, sendo que ele próprio plagiava descaradamente um filme recente?

E falando do mentiroso da premiação, olha como a coisa era realmente absurda. Nunca havia levado uma série para frente, sendo o grande campeão da picaretagem, ao lançar inúmeras séries e cancelá-las sem ao menos completar 5 episódios, muitos, sem ao menos estrear, apenas divulgando e excluindo. Já não bastava a fama de picareta, resolveu atacar de mentor de premiação virtual... Mas claro que ia dar rolo, apresentou categorias e uma série de indicações duvidosas, jurando que tudo era feito por pessoas de fora, mas que não podia revelar quem era. Depois de ser criticado por tais indicações duvidosas, o membro simplesmente saiu da comunidade e num tópico indignado como muitos fizeram, eu postei que na comunidade ele não voltaria mais, devido a seu péssimo histórico como fanfarrão.
Pouco depois aparece um fake (esse da série baseada num livro mas acusada de plágio) que após o rolo todo com a rebelião, abre um tópico se revelando o picareta da premiação e confessando todas suas mentiras, uma delas sendo a que todos já sabiam, que a premiação não existia jurados como havia sido citado. E ainda teve a cara de pau de dizer que ia voltar para a comunidade e arrumar tudo, mas que foi impedido após eu (esse que vos escreve) aparecer na pagina de recados dele, ofendendo-o. Ou seja, o Zé Mané aparece na comunidade com um fake, conta todas as suas mentiras e ingenuamente espera que todos acreditem em mais uma (hahaha). Uma que eu nunca perdi meu tempo brigando em página de recados de ninguém e outra que seria impossível ofender alguém que tranca o scrap apenas para amigos postarem mensagens.

Sobre minha briga por e-mail, que alguns dizem ser a causa da revolta das comadres(ofenda uma que você está ferrado! Fica como dica) confesso realmente que fui grosso, mas não por falta de motivos. Essa pessoa apareceu na comunidade puxando o saco de todo mundo, adicionando todo mundo no Orkut e MSN e do nada bloqueando e excluindo grande parte (inclusive eu), depois de já não estar feliz na sua emissora (E quem poderia estar, quando o próprio dono tem um enorme complexo de inferioridade e não sabe escrever?) manda um e-mail pedindo migração para a 
WBS, coisa que mesmo fora das regras da emissora, foi aceito. Então fizemos promos, páginas (mesmo que uma faltando pouco para acabar), divulgações no E-ZINE, Dvd virtual, em menos de 2 meses a pessoa me manda um e-mail solicitando sua saída da emissora, na desculpa que não teria tempo para enviar muitos episódios em seqüência, o que soa completamente estranho, já que nenhum autor da WBS mandava episódios na seqüência (exceção da Lívia de Mississipi) e vários viviam em hiatus. Quando saiu da outra emissora infeliz, disse que eles não estavam postando seus episódios, um dos grandes motivos da sua migração da WBS, mas sai da WBS porque não tem muitos episódios para enviar? Alguém consegue entender?
Claro que aquilo me revoltou, afinal, não é fácil fazer uma página e ficar enchendo a paciência da Jana para terminar logo, então na resposta ao e-mail chamei a pessoa de falsa e disse para ela crescer, para que seu filme não fique mais queimado que já era.
Posso ter estado errado? Posso! Mas aquilo era algo entre eu e o membro da WBS, não entre eu e um membro da comunidade, o que começou ali, era para terminar ali, mas conhecendo o caráter da pessoa (que envia um e-mail falando mal da série do amiguinho, mas no tópico de comentários diz que estava gostando) era claro que aquilo serviria de pretexto para mostrar para a Deus e o mundo o e-mail e arrancar solidariedade dos mais fracos.

E tudo isso faz parte dos que saíram, o que me faz crer realmente na grande “Conquista” que eles tiveram.

Outra desculpa esfarrapada que sempre deram é a de que conosco não havia como dialogar, o que é uma tremenda mentira, pois como mostrei ali em cima, todos que dialogaram conosco e pediram alguma mudança, dentro do não-absurdo, foi atendido, mas esses preferiram obviamente se acovardar e fugir, o que me faz duvidar de fato do que realmente queriam, se era uma comunidade “democrática” ou simplesmente tomar a rédea, coisa que não aconteceria, pois se fosse para passar a comunidade à frente à pedido dos membros, seria para alguém experiente e que fez parte da história da mesma, não para pessoas que haviam chegado não tinha 6 meses e que nunca contribuíram para o crescimento da SV.

Já nos chamaram de falidos, mas na SV todos os membros entraram por conta própria, não existe mais de 500 membros que sequer sabem do que se trata a comunidade e se perguntam como foram parar ali. E prefiro estar supostamente falido do que ser promotor da vergonha alheia, pois para quem tem 1% de bom senso, é impossível levar a sério o que acontece ao nosso derredor, pois usar o chavão de “vai bem, obrigado e estamos crescendo” é fácil, prefiro ser promotor da qualidade, coisa que mais prezo nesse meio e que antes da rebelião, estava começando a faltar em nossa comunidade, já que estava bastante invadida por encontro de comadres.

E os bons não copiam descaradamente TUDO os que os falidos criaram, os bons mostram sua superioridade na criatividade, não tentam fazer melhor o que já foi criado, sim deixar a sua marca própria como criador. Até mesmo nosso 
ECL foi plagiado por um membro que jurou ficar aqui, mas depois saiu falando mal da comunidade, e ao se juntar a outra, criou um blog com o Layout quase idêntico ao nosso, como a troca de banner constante e até meus PP e PN das críticas, mesmo esse não tendo cacique nenhum para atacar de critico sabido, já que sua série foi uma das mais criticadas daqui, coisa ruim mesmo.

Amados 300.000 leitores, aqui fica de vez um ponto final nessa história que muito se falou, mas pouco se contou, então creio era que era preciso um post mais detalhadamente sobre o assunto, mas prometo me focar daqui pra frente apenas na nossa comunidade, que pode estar parada, mas para mim, continua sendo a grande referencia, pois aqui reuniu autores de qualidade, que escreveram séries de qualidade, aqui junto aos pioneiros, começou a popularização dos seriados virtuais e aqui, ainda passará mais gente a ser lembrada, não por causar alvoroço, mas por contribuir grandemente para o meio.

E se você reclama da falta de movimentação da comu, apareça no tópico do 
ECL e dê sua opinião, o blog também está aberto a sugestões e participações, caso você tenha algo a contribuir.

Se quiserem me contatar por e-mail:thiago_gao@yahoo.com ficarei feliz em saber o que pensa a respeito de tudo.
Grande abraço e a partir da próxima postagem, uma série de matérias especiais sobre o acervo da comunidade.



 
Em câmera lenta | by TNB ©2010