Candy 1x02 – Renovando as Amizades

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Em seu segundo episódio, Candy apresentou uma melhora bastante significativa, com direito até cena de sexo, apesar dos episódios ainda deixarem um ar de “falta alguma coisa”, o que pode mudar no próximo com o cliffhanger apresentado no final.

Esse artigo contém SPOILERS, deixa de ser preguiçoso e vá ler a série, depois não reclame que a comunidade precisa de movimento, quando finalmente lançam uma série, quase ninguém aparece para ler. Aí fica difícil, gente fina!  

O formato do episódio foi praticamente o mesmo do episódio passado... Pequenos takes, algumas falas, apesar de que dessa vez, a interação partiu entre os personagens. O engraçado é que agora, após o reencontro, fica fácil eles se encontrarem nas ruas, como aconteceu no primeiro ato em que Ava precisa de um taxi e acaba recebendo carona de Charles, ou mais tarde em que Dionne e Ava se encontram na frente do apartamento da primeira.

Falando desse primeiro plot, após a carona, Charles e Ava vão passear no parque e em uma conversa, fica no ar que ambos chegaram a se envolver no passado. Mas Ava se esquiva e vai embora, sem terminar a conversa. O que chega a ser estranho, uma vez que eles falavam de romance segundo antes e ela não se mostrou receosa com isso. Na verdade, se fosse algo que tivesse realmente importância, ficaria claro no primeiro reencontro de ambos, pelo menos com um olhar.
Mas aceito o fato de que esse plot pode ter sido pensado após a exibição do piloto e das criticas do publico, o que pode ser muito interessante se no final realmente acontecer o que estou pensando. Só acho que podia ter deixado um pouco mais evidente um interesse dos dois, poderia ter interagido mais os personagens, a ponto de não parecer forçado um “gostar” por parte de ambos, de repente.

No segundo plot, temos a chegada do irmão de Dionne, Jimmy. O rapaz aparece cheio mágoas, ignorando a irmã. Mais tarde descobrimos que o motivo para tal reação se dá ao fato de que, o garoto sendo mandado para um internato, não recebeu sequer um telefonema da única pessoa da família que lhe restava, sua irmã... E nisso eu dou total razão a ele.

Vamos então para Natan que aparece transando com uma mulher que não conhecemos. A seqüência deixa claro que ele está ali, mas não está ali, e que o personagem precisa encontrar um sentido na vida.

Depois Ava encontra Dionne em frente ao apartamento da segunda e ambas vão para um restaurante chinês.

No famoso bar que dá o nome a série, Natan e Charles se encontram e bebem até ficarem bastante alegres, e indo embora dirigindo no mesmo estado.
Então cortamos para a cena final, em que Ava e Dionne após o restaurante estão passeando, encontram Jimmy do outro lado da rua, ao o chamarem, ele começa a atravessar a rua, mas é interrompido por um carro em alta velocidade que se aproxima, deixando a tela escura e o som de algo batendo, provavelmente sendo o carro em que Natan e Charles dirigiam embriagados.  


- O roteiro, que dessa vez fez questão de ser roteiro mesmo. Não houve mistura com livro e teve ótimos cortes e descrições.
- A aparição de uma trilha sonora nas cenas. Episódio de curta duração ou não, é importante uma música dar a emoção necessária que uma cena precisa.
- Falando no roteiro bem escrito, a cena de sexo também merece citação. Apesar de mostrar pouca coisa e ser rápida, a descrição da cena foi bastante convincente.
- O cliffhanger do final abre uma boa possibilidade para fazer com a série caminhe e ganhe sua identidade. Isso se for bem trabalhado.

Seria interessante e heróico da parte da autora se matasse o irmão da Dionne, ou o deixasse com bastantes seqüelas. Mas mesmo que não aconteça nada com ele, só o fato de Natan e Charles o colocarem em perigo, já é motivo suficiente para que estremeça a retomada de amizade da turma.


- Se não fosse pelo final, o episódio acabaria bem morno, já que a única coisa interessante até então havia sido a relação entre Dione e Jimmy. Os demais personagens apenas apareceram pra dialogar, mas nada que despertasse o interesse, pelo menos o meu.
E é isso que eu digo quando falo que falta algo. O episódio pra ser interessante precisa de situações que chamem o público. Ficar de takes e conversas não leva ninguém a lugar nenhum... Precisa de uma trama central, que começa e termina. Já que não existe um único protagonista, é preciso que cada personagem que terá foco no episódio tenha uma trama interessante que comece e termine no mesmo episódio, para que possamos nos apegar a eles.

- A relação amorosa insinuada no episódio poderia muito bem ter sido invertido de lugar. Poderia ter sido entre Diana com Charles ou Natan, deixando assim mais interessante a coisa, uma vez que, o “acidente” do final envolve o irmão da primeira. Pense que bacana que seria, se o cara que ela estava começando um interesse fosse o protagonista de uma quase morte do irmão? Isso de forma bastante imprudente! Legal, huh?

Bom, vou ficando por aqui. Candy teve uma boa melhora no seu segundo episódio, mas como disse, falta alguma coisa, que acredito que a autora ainda achará o time certo das coisas, já que pra nós é muito mais fácil escrever assim, semanalmente, o que nos faz poder corrigir determinados erros, antes que a audiência nos abandone.

Por essa melhora, e os erros corrigidos do piloto, o episódio ganha três carinhas, de cinco.



Até mais ver!

PS: A comunidade agora possui um twitter, siga-nos e saiba primeiro das novidades que estarão rolando no mundo virtual. @series_virtuais
PS 2: Ainda haverá o especial “desculpas esfarrapadas”, apenas estou meio sem tempo de fazê-lo (olha a desculpa esfarrapada aí).
PS 3: Estamos com uma nova CPI na comunidade, apareça antes que seu elenco seja liberado. Prazo até dia 03/03.
PS 4: Gosta de escrever e é fã de seriados? Gostaria de ter sua obra divulgada e comentada? Apareça na Comunidade Oficial de Séries Virtuais e venha ser um escritor de respeito, que busque a qualidade acima de quantidade. Pode ter certeza que aqui sua obra será tratada com seriedade.







2 comentários:

Livia disse...

Adoro os seus comentários. Thi o blog está lindo, e como eu sempre digo, suas criticas nos motivam a escrever melhor, rs. Um grade beijo =*

Thiago Monteiro disse...

Obrigado Lívia querida =)
Beijão!

 
Em câmera lenta | by TNB ©2010